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Dicas de alimentação Pós-Alta para Pacientes com COVID-19

TEMA SUPER IMPORTANTE para o momento, e devemos sim dar TOTAL atenção a alimentação Pós-Alta para Pacientes com COVID-19



Após contaminação pelo COVID 19, devemos dar atenção especial a alimentação, ela é fundamental para garantir a ingestão adequada de nutrientes essenciais para a sua recuperação. Estes nutrientes vão ajudar a fortalecer o seu sistema imunológico no combate às infecções e também a recuperar seu estado nutricional, tão necessário para o retorno da força e disposição.

Para o sistema imunológico funcionar bem, ele depende da combinação de vários nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais) presentes naturalmente nos alimentos.
Alguns destes nutrientes tem papel de destaque: vitaminas A, C, E, D, B6, zinco, selênio.

Confira abaixo algumas dicas:

Vitamina A
Ajuda a melhorar a nossa imunidade; procure consumi-la a partir de fontes alimentares, como leite integral, ovos, peixes, batata doce e vegetais de cor amarelo- alaranjados, como abóbora e cenoura.

Vitamina C
É outra vitamina que fortalece nosso sistema de defesa. Ela está presente de forma natural nas verduras cruas e frutas, como mexerica, caju, goiaba, acerola, laranja e limão. Consuma esta vitamina preferencialmente a partir dos alimentos

Vitamina D
Além de atuar na saúde dos ossos, a vitamina D é muito importante para o bom funcionamento do sistema imunológico. As principais fontes alimentares são: peixes, gema de ovo, leite integral e derivados. A exposição solar é uma maneira eficiente de fazer com que o nosso corpo produza vitamina D.

Zinco
O zinco pode ser encontrado nas carnes, peixes, frango, grãos integrais e feijões e atua na linha de frente do combate às infecções e melhora do paladar.

Selênio
Já o selênio pode ser facilmente obtido com o consumo de uma unidade de Castanha do Pará por dia! Essa quantidade diária fornece 100% do selênio que você precisa.
O uso de suplementos polivitamínicos e minerais deve ser feito conforme prescrição do nutricionista. Não utilize por conta própria, pode ser perigoso para a sua saúde.

Vitamina B6
A deficiência desta vitamina prejudica a função imunológica por reduzir principalmente, a produção de anticorpos. A vitamina B6 pode ser encontrada em peixes, ovos, laticínios e cereais integrais.

Gengibre
Importante ação bactericida e expectorante natural, auxilia na diminuição da inflamação e dor. 
 
Probióticos
Encontrados em iogurtes, bebidas fermentadas ou cápsulas ou sachês (procure orientação com nutricionista).

Própolis
Procure orientação nutricional para o consumo.

Hidratação
Ingerir em torno de 35ml/kg/dia de água.

Créditos do artigo:
Silvia Bortoluzzi, Nutricionista - CRN3:11993


Quer saber mais, entre em contato com a Silvia através do link https://bit.ly/3jFuCWb

Créditos da edição e moderação:
Ana Paula Balog - Profissional de Marketing, Geração de Conteúdo e Moderadora no Mom's do ABC


 

 

Publicado em: 11/02/2021



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