Voltar



Janeiro BRANCO! Vamos falar de saúde mental?

Saúde Mental – Todo Cuidado conta!



Segundo a OMS, mais de 350 milhões de pessoas sofrem de algum transtorno mental e considerando que o cenário de pandemia acentuou o sofrimento psíquico na população mundial, possivelmente no momento temos números ainda maiores de pessoas sendo afetadas. O Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população e é ainda o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%).

Falar de saúde mental ainda é um tabu, tanto no que se refere a busca de tratamento psiquiátrico ou psicológico como até mesmo falar das emoções e sentimentos com alguém. O adoecimento mental existe, assim como o nosso corpo físico adoece, nossa mente também pode adoecer. Saúde mental é assunto para todas as pessoas!

A campanha "Janeiro Branco" tem como objetivo discutir a saúde mental e incentivar as pessoas a cuidar desse aspecto importante da nossa vida. A campanha foi escolhida para ser divulgada durante todo mês de Janeiro, porque nesse período as pessoas estão mais propensas a repensar a sua vida e reescrever as suas histórias, dessa forma as estimula a começarem esse novo ciclo visando viver emocionalmente mais saudável.


Como saber se você está emocionalmente saudável?

De modo geral, um indivíduo mentalmente saudável tem condições de lidar com os desafios e as mudanças da vida com equilíbrio. A forma como a pessoa reage as exigências da vida e como ela lida com seus desejos, capacidades e limites diz muito sobre o seu emocional. Se uma situações do cotidiano e conflitos te desorganizam mais do que as outras pessoas, talvez seja importante avaliar a necessidade de ajuda.


E como cuidar da saúde mental no dia a dia?

• Permita-se cuidar de você mesma;

• Busque a auto aceitação;

• Seja realista diante de situações de cotidiano;

• Mantenha–se ativa fisicamente;

• Exercite seu cérebro buscando atividades diferenciadas;

• Tenha momentos de lazer;

• Busque e reforce vínculos familiares e de amizade;

• Procure manter uma vida saudável – alimentando-se bem e tendo boas noites de sono;

• Não hesite em buscar ajuda se sentir que não está bem, conte com pessoas próximas e com apoio profissional se necessário.

Está em dúvida se precisa de um acompanhamento especializado nessa área? Na clínica Multiterapia é oferecido plantão psicológico – onde é realizado uma escuta e acolhimento inicial para direcionamento de tratamento, se necessário. Caso deseje agendar, print esse post e agende pelo número: (11) 97048-4776

Créditos do artigo:
Sara Cordeiro, Psicóloga e Neuropsicóloga, sócia proprietária da Clinica Multiterapia e parceira Moms.

Créditos da edição e moderação:
Ana Paula Balog - Profissional de Marketing, Geração de Conteúdo e Moderadora no Mom's do ABC

 

Publicado em: 20/01/2021



Veja Também