Voltar



MENARCA, primeira menstruação - Saiba mais!

A primeira menstruação, também conhecido como MENARCA, representa o início da vida reprodutiva das mulheres e costuma acontecer dos 11 aos 14 anos.

A menarca é uma das manifestações da puberdade, mas não é a única nem a mais precoce. Várias alterações no corpo das meninas podem ser notadas antes do surgimento da menarca e servem de aviso para a chegada da primeira menstruação.

COMO SURGE?
A menarca surge porque os ovários das mulheres começam a produzir hormônios a partir do início da puberdade. A primeira menstruação é apenas uma das muitas alterações que o corpo da mulher sofre por influência hormonal ao longo da adolescência.

O surgimento da menstruação marca o início da vida fértil da mulher, apesar da primeira menstruação em si não estar necessariamente associada a uma ovulação. A primeira menstruação pode ocorrer exclusivamente por ação do estrogênio sobre o endométrio, que é o tecido que recobre a parede interna do útero. Após a menarca, porém, a tendência é que a menina comece a ovular, inicialmente de forma irregular, o que se traduz por ciclos menstruais também irregulares, e, posteriormente, com o passar dos anos, de forma mais regular e previsível.


QUANDO COSTUMA OCORRER?
A primeira menstruação normalmente é acompanhada por alguns sinais e sintomas que podem surgir dias, semanas ou meses antes da menarca, e acontecem devido às alterações hormonais que acontecem no organismo da menina. Assim, alguns sinais e sintomas que podem indicar que a primeira menstruação está próxima são:

• Aparecimento de pelos pubianos e nas axilas;
• Crescimento das mamas;
• Aumento dos quadris;
• Pequeno aumento de peso;
• Aparecimento de espinhas no rosto;
• Alterações de humor, podendo a menina ficar mais irritada, triste ou sensível;
• Dor na região abdominal.

Esses sintomas são normais e indicam que o organismo da menina está sofrendo mudanças e, por isso, o uso de remédios, principalmente no caso de dor, não é recomendado. No entanto, caso a dor seja muito intensa, pode colocar uma bolsa de água quente na parte inferior da barriga para aliviar o desconforto.

                                                                                                                                              Foto: https://www.tuasaude.com/primeira-menstruacao/

Entretanto, é muito comum que algumas meninas vejam suas menstruações chegando cada vez mais cedo, e por isso é importante prestar atenção nos diversos fatores externos que podem contribuir para essa menstruação precoce, como:

• Fatores genéticos
• Alterações hormonais
• Sobrepeso
• Peso abaixo da média


Para evitar problemas no desenvolvimento das meninas, os pais devem se manter atentos.
Quando os sinais da puberdade começam a aparecer muito cedo, é preciso procurar também o acompanhamento de um médico endocrinologista.


Créditos do artigo:
Dr. Fernando Buono Schulz - CRM 136272 - Endocrinologista Infantil
Parceiro FR Medicos Associados

Créditos da edição e moderação:
Ana Paula Balog - Profissional de Marketing, Geração de Conteúdo e Moderadora no Mom's do ABC

Publicado em: 22/01/2021



Veja Também