Voltar



Os principais sinais da puberdade masculina

Puberdade masculina: entenda quais são as principais mudanças no corpo dos meninos!

A puberdade é um período que marca a transição da infância para a fase adulta, sendo essa passagem caracterizada por alterações marcantes no corpo.

A puberdade masculina é tão intensa quanto a feminina e deve acontecer entre os 9 e 14 anos, mas seu início é menos marcante.
Alguns sinais notáveis de que essa fase está se iniciando são:

• Aumento do volume testicular;

• Pelos no rosto (barba), nas axilas e em todo corpo;

• Engrossamento da voz;

• Entre os 12 e 14 anos ocorre a primeira ejaculação.


Cada adolescente tem o seu próprio tempo para que esse desenvolvimento aconteça, mas caso note-se uma precocidade ou atraso, é de extrema importância procurar um endocrinologista.

O estirão do crescimento masculino é mais tardio do que o feminino, mas é mais intenso. Inicia-se pelas extremidades, pés e mãos, depois braços e pernas e finalmente o tronco.

A velocidade de crescimento se acentua na metade da puberdade, atingindo um ganho de até 20 a 24 centímetros em dois anos. O gasto energético para isso é tão grande que com muita frequência os jovens parecem magros demais. E desengonçados. Sem saber exatamente as proporções do seu corpo é comum que trombem entre si e com objetos. Nesta fase é preciso atenção especial para a coluna, que pode apresentar desvios causados pela velocidade e intensidade do crescimento.

A primeira ejaculação ocorre quando os jovens já estão com o corpo bastante modificado, em pleno pico de crescimento. Na maioria das vezes acontece durante o sono, a chamada polução noturna e, assim como o início da puberdade, também não é muito marcante para os homens - pergunte a um irmão, amigo ou marido com que idade ejaculou pela primeira vez. Provavelmente a resposta será: "não sei".

A puberdade masculina exige tantos cuidados quanto a feminina. As dúvidas, inseguranças, angústias podem aparecer a qualquer momento. Com o conhecimento das suas características normais, os pais podem apoiar e tranquilizar seus filhos, ajudando-os a manterem seus corpos saudáveis e sua autoestima elevada.

*A puberdade antes dos 9 anos deve ser tratada por um médico com urgência!

Créditos do artigo: 
Dr. Fernando Buono Schulz - CRM 136272 - Endocrinologista Infantil
Parceiro FR Medicos Associados

Créditos da edição e moderação: 
Ana Paula Balog - Profissional de Marketing, Geração de Conteúdo e Moderadora no Mom's do ABC

 

 

Publicado em: 15/01/2021



Veja Também