Voltar



Torras de Café - Você entende as diferenças?

Quem aqui AMA um café? Mas você sabe quais são as principais diferenças entre torra clara, torra média, ou torra escura? 

A Torra do café talvez seja o processo MAIS importante em todas as etapas que o grão passa até chegar ao nosso paladar... 

E não é a toa que o profissional gabaritado para essa função é chamado Mestre de Torra, pois ele precisa ter profundo conhecimento do desenvolvimento do grão e saber explorar o que de melhor ele tem a oferecer. E é uma grande responsabilidade, pois caso a torra não seja bem feita, ele desperdiçou todo o trabalho feito anteriormente, da lavoura até o beneficiamento.
Pensa que responsa!?

São processos físicos e quimicos com controle de tempo e temperatura em diversas fases que transformam o grão, ressaltando ou criando novos compostos e principalmente deixando-os fractáveis, sem a torra não teríamos a bebida Café.

Mas será que existe uma torra mais adequada que a outra?

Foto: Invernada dos Cafés 


Se fizermos um comparativo com um pão torrado por exemplo, entenderemos que há um ponto ideal para deixar o pão torrado na medida certa de sabor. E com o Café é a mesma coisa, já que grande parte do grão é também carboidrato.

Torras altamente escuras trazem amargor excessivo e é muito usada para mascarar defeitos no café, além disso, pode ter potencial cancerígeno. Sabe aquele termo "Extra-forte"? Não significa um café mais forte e sim extra-torrado!

Torra clara, normalmente acentua acidez e aromas delicados e a torra média traz balanço de corpo, acidez, doçura. Torras muito claras podem estar subdesenvolvidas, não valorizando os predicados daquele café.

A ideal é a que você prefere, mas não se prenda a apenas um tipo e não parametrize tanto pela cor, pois entre a clara e escura, são muitos tons intermediários. 

Créditos do artigo:
Andrea Menocci *Cafestica, em parceria com Cristiane Luchetti da Invernada dos Cafés

Quer saber mais sobre a Invernada dos Cafés, veja os contatos clicando neste link

Créditos da edição e moderação:
Ana Paula Balog - Profissional de Marketing, Geração de Conteúdo e Moderadora no Mom's do ABC



Publicado em: 08/01/2021



Veja Também