Voltar



A Importância do Berçário

A aprendizagem inicia-se desde o começo da vida. Especialmente na primeira infância, a aprendizagem é influenciada por todo o meio onde a criança se encontra e com o qual interage.

                                                                                                                                                                   Foto: Living School Baby

A principal função do Berçário é o cuidado adequado com a criança na ausência de seus pais/responsáveis. O Berçário geralmente engloba crianças a partir de 03 meses a 02 anos de idade. E é de extrema importância que as crianças frequentem o Berçário, pois além de serem cuidadas por profissionais especializados, serão também muito estimuladas em seu desenvolvimento. 

Uma outra função do Berçário é que as profissionais estimulem o desenvolvimento da criança com atividades apropriadas para cada idade. Nessa idade a criança não consegue entender o motivo pelo qual é separado por um período do dia de sua família, é importante que o Berçário seja um local muito seguro, atrativo, confortável, com muitos estímulos e acolhedor.

A qualificação e a preparação da equipe responsável pelos pequeninos é outro quesito fundamental no desenvolvimento saudável. Geralmente, os pequenos veem nos profissionais, uma segunda família e que deve inspirar não só confiança, mas também muito carinho. Os cuidados com a preparação dos alimentos também deve ser prioridade na hora de escolher o berçário do seu filho.

Na Escola Living School Baby, as profissionais aproveitam essa fase da criança para incentivar o desenvolvimento dela, dando a oportunidade de se desenvolver feliz e alcançar seu potencial cognitivo. A criança conhece o mundo através de suas percepções e movimentos e progressivamente vai adquirindo habilidades, passando de um estágio de sensações à construção de uma vida psíquica elaborada.

No Berçário, as crianças também manifestam suas emoções através de movimento, mímicas, códigos visuais e sinais e passam por diversas transformações motoras, que a preparam para obter uma boa postura e sustentação durante os primeiros passos.

Super importante manter uma rotina diária com diversos tipos de atividades, tais como: músicas, leituras, exploração visual, tátil, olfativa que incentivam o aspecto afetivo, motor, cognitivo e social, onde a criança é estimulada diariamente de uma forma consciente e adequada para seu crescimento.

 

Créditos do artigo: 
Living School Baby e parceira Moms. Quer saber mais sobre a Living School Baby, veja os contatos clicando neste link

Créditos da edição e moderação: 
Ana Paula Balog - Profissional de Marketing, Geração de Conteúdo e Moderadora no Mom's do ABC

 

Publicado em: 18/12/2020



Veja Também