O Facebook é uma rede social que assim como as outras trabalha com algorítimos, o objetivo é entregar conteúdos relevantes e relacionados com o estilo de vida de cada usuário da rede, além disso, hoje o principal foco do facebook são as comunidades, ou seja, os grupos.
Os grupos são organizados por interesses e os algorítimos separam os conteúdos que você provavelmente gostaria de ver, eles aparecem em primeiro lugar na time line da página dos participantes do grupo. Portanto, para que suas publicações nos grupos atinjam o maior número de pessoas possível você precisa oferecer conteúdo que seja relativamente atrativo para o seu público de interesse.
Em outras palavras, para você engajar e vender mais é preciso que suas publicações apareçam em primeiro lugar no feed das pessoas certas. E como fazer isso acontecer?
Milagre e fórmula certa não existem, caso contrário, bastaria seguir como receita de bolo e todos resolveriam seus problemas de engajamento, afinal, quem mais é visto, mais é lembrado e consequentemente vende mais. Algumas ações são básicas e com certeza fazem muita diferença:
1. Você tem que postar com frequência, para ele (facebook) trabalhar os algorítimos e entender o seu público, assim direcionar para as pessoas ideais, que são aquelas que se atraem pelo seu tipo de produto/serviço. Pode ser que o seu engajamento demore um pouquinho, mas se fosse fácil não chamava trabalho e sim lazer, precisa ser incansável! Kkkk
2. Sempre responda os comentários, um a um de forma pessoal (copiar e colar a mesma resposta para todos é péssimo e pode te gerar um block) isso faz com que seu post suba e ganhe mais visualização. Até uma mensagem de “obrigada por ter curtido meu post” é válida, isso mostra que você está interessada. "Nossa, meus posts não tem nenhum comentário", calma, não é fácil ganhar like em propagandas, marque amigas ou clientes fieis nos comentários e comente algo que faça com que elas respondam... Assim seu post vai para o topo e não fica perdido lá em baixo sem visualização. Os comentários devem ser feitos com parcimônia, para não parecer spam e um monte de "up" é péssimo, por favor!
3. Nunca, jamais... mande o seu número e peça para a pessoa te chamar ou peça o número da pessoa. Envie um link do seu contato de whatsapp. É extremamente chato ter que cadastrar alguém na agenda que você ainda não conhece e nem sabe se manterão algum tipo de contato ou relação.
4. NÃO USE LINKS de páginas e pessoas nos seus post, coloque os links nos comentários, pois as publicações com links externos perdem um pouco a visibilidade. Colocando nos comentários, você faz o post ficar no topo. Muitas # também não é bom.
5. Capriche nas fotos, imagens cheias de textos não chamam a atenção e cada vez que for postar, mude um pouco as fotos, assim você chama mais atenção e não fica repetitivo, ver sempre as mesmas coisas é entediante. Também é bem interessante postar fotos de você com os produtos, contando um pouco sua história, as pessoas adoram ler sobre prosperidade, dedicação, sucesso e inspiração, ter referência de quem está por trás do negócio.
6. Mude um pouco o seu texto, coloque paixão nas palavras, explique o porquê de amar seu trabalho, as redes são sociais e não “venduais”. Sabemos que você quer e precisa vender, mas é muito chato entrar numa loja física do shopping que a vendedora quer te empurrar tudo, assim é você quando começa o post com “Promoção, aproveitem...”
7. Faça uma avaliação dos dias e horários que os seus posts tem melhor resultado, para poder explorar melhor suas oportunidades de postagem
8. Convide amigos, parentes e clientes que estão no facebook, pois como são seus contatos na rede, sempre que você postar automaticamente eles verão suas publicações, e nada como ver comentários de boas referências em um post. Quanto mais houverem interações e comentários, mais as publicações ficam relevantes. Mais gente consegue ver e comprar de você.
9. Apoie outras empreendedoras do grupo, curta, comente, indique produtos e serviços e ajude a criar uma corrente gigante que gera renda e prosperidade.
10. Não apareça no grupo só para vender! Comente diversos posts, dê dicas e referências, pergunte sobre outros temas, não esqueça, as redes são sociais, você está lá para se socializar e quanto mais social for, maior será seu alcance de postagens.
11. Copiar e Colar o mesmo post em diversos grupos simultaneamente é uma super cilada, além de jogar o engajamento lá em baixo. Sabe aqueles imóveis à venda com 30 placas de imobiliárias diferentes? Então, tipo isso para a pessoa que está em diversos grupos e vê o mesmo post, parece desespero. Portanto, poste em um grupo por dia, altere os horários e conteúdos.
12. Cuidado para seu post não estar entrando como “formato de venda” para o marketplace do Facebook, isso acontece sempre e sem você pedir, portanto assim que postar verifique como aparece a publicação e se necessário desabilite essa opção (no mesmo lugar onde você edita o post).
Todas essas ações listadas acima, são algumas estratégias simples de socialização nas redes. Com certeza, em algumas semanas, você notará uma boa diferença se praticar. Boa sorte!
Nosso Grupo é o MOMS do ABC, para as mulheres do ABC Paulista que procuram interagir e se relacionar, somos um grupo de apoio que gera negócios e oportunidades.
Dicas por Carol Costa, administradora do Moms do ABC, empreendedora e especialista em MKT Digital.