Voltar



As adaptações do Ensino Médio em meio a pandemia!

O mundo inteiro está passando por uma pandemia que nos fez repensar nossa existência, nossos laços, nossas formas de agir.

Em meio a esse cenário, as pessoas se reinventaram, assim como a área da educação e o Colégio Objetivo de São Caetano do Sul é prova disso.

O Colégio, referência há mais de 34 anos na cidade e no ABC, se mobilizou rapidamente para se adequar à nova realidade.
Após 1 mês do início da pandemia, os professores tiveram um treinamento e já estavam prontos para adotar a plataforma Zoom como nova sala de aula. A lousa virou a tela do computador, as provas passaram a ser feitas on-line, as câmeras e microfones eram o elo entre professor e aluno. O mais importante disso tudo é que o período de aula se manteve, os alunos acompanhavam as aulas ao vivo, tiravam suas dúvidas na hora e todo o conteúdo foi cumprido.

O Ensino Médio, principalmente o terceiro ano, teve não só as aulas regulares, como também aulas preparatórias para o vestibular, nas quais são reforçados tópicos relevantes e exercícios aprofundados de provas anteriores, bem como há aulas específicas de redação e ciclos literários, com explicações das principais obras solicitadas pelos vestibulares. Isso possibilitou que, mesmo em meio ao caos, os alunos conseguissem realizar os vestibulares desejados.

Nesse ano, 2021, novos desafios surgiram. As aulas se tornaram híbridas, isto é, parte dos alunos vão presencialmente à escola, e a outra parte permanece on-line. Novamente, o Colégio Objetivo SCS conseguiu se destacar e enfrentar mais esse desafio. Todas as salas estão equipadas com computador, câmera, microfone, tapete higienizador, álcool em gel e as carteiras estão demarcadas seguindo o distanciamento solicitado.

Além disso, o Colégio já adotou, o Novo Ensino Médio, que segue a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e tem, além das aulas regulares, os chamados Itinerários Formativos.

Estes itinerários são aulas que visam desenvolver as habilidades dos alunos, aprofundar a ampliar seus conhecimentos em diversas áreas e formá-los integralmente. Para isso, o Projeto de Vida foi introduzido. Nessa aula, o foco é ajudar o aluno a se conhecer e entender o mundo em que vive para que, então, ele consiga encontrar seu sentido e seu propósito, pensando em quem quer ser, profissional e pessoalmente.

Mais uma vez o Colégio Objetivo de São Caetano do Sul se destaca por se adequar rapidamente à atual situação e, principalmente, por formar seus alunos além das disciplinas regulares, mas para serem cidadãos críticos e preparados para o mundo.



Fotos: Colégio Objetivo São Caetano do Sul

Créditos do artigo:
Equipe de Coordenação Pedagógica do Colégio Objetivo São Caetano do Sul.

Quer saber mais, veja os contatos do Colégio clicando neste link

Créditos da edição e moderação:
Ana Paula Balog - Profissional de Marketing, Geração de Conteúdo e Moderadora no Mom's do ABC

Publicado em: 15/04/2021



Veja Também