Voltar



LEITE FERMENTADO: Mocinho ou Vilão

Quarentena... Crianças o dia todo em casa...
Muito importante nesse momento é dar atenção à alimentação das crianças e aos cuidados com a higiene bucal!
Por isso, hoje trazemos uma dica muito valiosa!



LEITE FERMENTADO: MOCINHO OU VILÃO

Os leites fermentados industrializados são conhecidos pelo seu potencial probiótico e estão cada vez mais presentes na dieta das crianças.

O famoso Lactobacilo Casei Shirota é considerado um probiótico devido a sua capacidade de modular a composição e o metabolismo da flora intestinal e fortalecer o sistema imune.

O consumo diário de bebidas probióticas pode trazer alguns benefícios para a saúde como pode explicar a nutricionista Silvia Bortoluzzi mais adiante.

Mas na clínica odontológica, o que se observa é um prejuízo aos dentes quando o leite fermentado é consumido com grande frequência. Isso porque, como comprovado por diversos estudos, além do alto teor de açúcar, essa bebida é uma bebida “ácida” (com ph em torno de 3,5), o que provoca a erosão do esmalte dental e facilita a evolução da cárie.

Nossa odontopediatra da Okino Odontologia, alerta que o consumo excessivo de leite fermentado industrializado, aliado a uma higiene bucal deficiente é a principal causa de cárie agressiva e generalizada em pacientes entre 4 e 8 anos, na nossa clínica.

A Nutricionista Silvia Bortoluzzi Lustri não recomenda o uso frequente dos leites fermentados, apesar de ter seu e efeito probiótico, ele contém alto teor de açúcar na sua composição.
São 11 g de carboidrato em 80ml do produtos. Segundo ela, alguns estudos mostram que outros probióticos, como: kefir, kombucha, tem um efeito clínico melhor na modulação intestinal.

Gostou da dica? Compartilhe com os seus amigos!

CONFIE SEMPRE NO ESPECIALISTA!

Créditos do artigo:
Silvia Bortoluzzi, Nutricionista - CRN3:11993

Okino Odontologia & Saúde - Quer saber mais, veja os contatos da Okino Odontologia clicando neste link

Créditos da edição e moderação:
Ana Paula Balog - Profissional de Marketing, Geração de Conteúdo e Moderadora no Mom's do ABC

 

Publicado em: 17/03/2021



Veja Também